LIVRO >> Permacultura: Conceitos básicos

01-11-2010 15:45

 

Por Bruno Naure

 

    O livro Permacultura: Conceitos básicos de André L.J. Soares é um grande apanhado sobre Permacultura, a qual é definida pelo autor como “uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras, unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna”.
    Soares nos leva por uma viagem pela história da Permacultura no Brasil, seus conceitos e porque ela é importante para o mundo. Segundo o autor, ela se adapta a transições rápidas ou lentas: você pode começar com uma pequena parcela de terra e utilizar os recursos disponíveis localmente ou transformar uma propriedade inteira de acordo com suas condições financeiras e a quantidade de ajuda disponível.
    A obra também fala sobre a ética na Permacultura: uma série de ações que visam mudar não só hábitos alimentares como os valores em geral. Entre essas ações, estão o cuidado com as pessoas e com o planeta, a distribuição dos excedentes e o limite do consumo.
    Sobre o design permacultural, André Soares afirma que ele é muito mais que um simples desenho: é um planejamento levando em conta todas as influências existentes em um sistema vivo. Para ele, um bom design permacultural deve incluir, entre outras coisas, sistemas estabelecidos para a produção de alimento saudável (e possível excedentes) e mínimo consumo de energia. Além disso, Soares explica, através de ilustrações, o planejamento feito por zonas na Permacultura, que indica como deve ser construída uma boa propriedade.
    Ao final da obra, estão disponíveis algumas explicações sobre ecologia da Permacultura, climas e micro climas e questões geográficas do terreno.

 

—————

Voltar