DOCUMENTÁRIO >> “Uma verdade inconveniente” – Al Gore

01-11-2010 15:46

 

 

Por Francine Marcondes

 

            O filme do tipo documentário trata sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas drásticas ocorridas nos últimos anos.
Feito pelo ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore,
“Uma verdade inconveniente”
busca impressionar e até mesmo alertar as pessoas sobre as consequências do uso desenfreado dos recursos da natureza e do abuso das substâncias que causam poluição como o dióxido de carbono preso na atmosfera, apontando dados sobre um futuro de caos político, econômico e social devido aos efeitos da intervenção humana.
            Para provar o que diz, Al Gore utiliza slide-show, vídeos e gráficos com mapas de estatísticas atmosféricas sobre milhões de anos, além de fotografias da Patagônia, dos Alpes e da Antártida, revelando assim o tamanho do impacto produzido pelo homem durante anos no meio ambiente. O intuito do ex-vice presidente não é apenas apontar problemas, e deixar todos perplexos com a situação ambiental atual, ele busca também promover mudanças interiores, relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas, apontando soluções como comprar produtos biodegradáveis e como usar a água e a energia de forma sustentável.
            Dentre os muitos assuntos tratados no filme, como os reais motivos da causa do furacão Katrina, Al Gore faz menção ao que o levou a se preocupar com a conservação do meio ambiente: a morte de sua irmã por câncer de pulmão, o acidente que quase matou seu filho, a palestra de Roger Revelle (professor de Harvard) quando ainda era universitário e a sua derrota nas eleições presidenciais de 2000. 
            O filme foi lançado em 2006 nos Estados Unidos, tem duração de aproximadamente uma hora e quarenta minutos e direção do cineasta Davis Guggenheim.

       Nova Orleans debaixo d'água depois do furacão Katrina, que atingiu os Estados Unidos em 2005

—————

Voltar