PROGRAMA DE TV >> ECOPRÁTICO

01-11-2010 15:53

 

Por Fernanda Vasconcelos

 

        Exibido pela Tv Cultura, o Ecoprático é um dos programas da Tv aberta mais interessantes e funcionaistas atuais. Casas simples e casas ricas são “invadidas” por dois apresentadores, que analisam e propõe mudanças sustentáveis no modo de vida de cada uma delas. O programa tem inicio com a família da vez relatando os hábitos da casa e expondo os principais problemas na manutenção de uma vida ecologicamente correta. A necessidade da utilização de eletrodomésticos como liquidificadores, maquinas de lavar, microondas, o uso exacerbado da água, o destino do lixo e outras situações que tem solução mas que muitas vezes são difíceis de serem abolidas do dia-a-dia são discutidas para novas ações serem tomadas. A linguagem moderna do programa e a apresentação divertida sugestionam jeitos ecológicos somados ao jeito prático (daí o nome Ecoprático) para viver melhor. Em um dos episódios, o uso da água não era otimizado e o consumo de luz gigantesco, após passar um dia e analisar os maiores erros da família instruções passadas por especialistas em sustentabilidade estabeleceram algumas mudanças como pintar a sala com tinta feita de terra e a implantação de uma “janelinha” na própria porta para facilitar a entrada de luz . Todos os ambientes passam por essas mudanças, da sala de casa ao banheiro, que passaram a adotar uma descarga com 2 opções de fluxo e prateleiras sustentáveis feitas de tubo de pasta de dente Também foram passadas dicas como, coletar a agua da chuva que cai do telhado, comprando um latão e instalando uma torneira para reutilizar a água para lavar o chão, lavar o carro, lavar as plantas. Todas as instruções passadas no programa são de fácil utilização e os alertas simples e fáceis de se cumprir, como distribuir as mobílias ou varais de forma que a entrada de luz não seja obstruída, reduzindo por si só a economia de luz, utilizar composteiras para utilização do lixo orgânico.
        A idealização de programas focadas em sustentabilidade em canais abertos é um grande passo para a sustentabilidade em larga escala. E mais importante ainda é a divulgação deles. O diferencial do Ecoprática para reportagens ambientais é a linguagem e o formato do programa, que prendem a atenção do telespectador pelo ritmo e pela proposta “reality show”, que mostra de fato como é o funcionamento do dia-a-dia da casa. No final as famílias fazem uma avaliação das mudanças e as dificuldades (quase nunca existentes) para realiza-las.
        O programa vai ao ar aos domingos ás 19 horas, mas pra quem não quer parar em frente a Tv só pra aproveitar os últimos minutos que antecedem o fim de semana basta conferir alguns dos episódios no youtube. O importante é contribuir com essa corrente de idéias que fazem do mundo que vivemos um lugar respeitoso onde o que nos é dado é respeitado e reutilizado.

 

—————

Voltar