LIVRO>> Permacultura nas salas de aula da vida

02-11-2010 20:47
 
Por Patricia Toni

 

    Quem começa a ler “Permacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas”, pensa tratar-se de um livro didático para professores da educação infantil. O leitor não está errado. No entanto, a publicação da editora Insular, parte integrante da série Lendas do Saber, não é só isso. A obra de 159 páginas pretende ensinar educadores a aplicar a permacultura nas salas de aula e, principalmente, em suas próprias vidas.
    A ideia da escritora e educadora ambiental Suzana Martins Maringoni e da psicóloga Keila Macário Pavani é “linkar”, ao longo dos capítulos, contos de fadas e histórias infantis conhecidas do grande público com conceitos de preservação do meio ambiente e da comunidade. As ilustrações de qualidade do designer e permacultor Gardel Silveira ajudam a elucidar as atividades propostas e embelezar a obra.
    O livro faz, na apresentação, uma introdução a permacultura e explica por que as histórias infantis são um instrumento que tem como aliado causas ambientais e por que é tão fundamental que se inicie um trabalho de sensibilização para estas questões com as crianças. Nas páginas que seguem, cada bloco é divido nas fases “O imaginar”, “Um foco” e “O fazer”.
    A primeira começa com um conto, como o da Bela Adormecida, que ganha pequenas adaptações conforme as leis da sustentabilidade. Em seguida, a segunda fase propõe uma pequena reflexão sobre a própria história, de acordo com os princípios permaculturais, e a definição de um objetivo. A terceira e última fase, como o próprio nome diz, é direcionada às ações. Um bom modelo de prática vem de Saci Pererê. A moral da história diz que todos, assim como o Saci, devem ser defensores da natureza e procurar utilizar seus próprios recursos a nosso favor, sem degradá-la. As autoras sugerem então que nesta atividade sejam confeccionados alguns cata-ventos, para que as crianças entendam como funciona a energia eólica e por que ela é importante para a preservação dos recursos naturais.
    Muito mais do que um manual frio com informações meramente didáticas, “Permacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas” procura conscientizar quem lê. Com exemplos pertinentes e argumentos irrefutáveis e atuais, a obra mostra que a necessidade de se preocupar com a sustentabilidade não é uma moda passageira. E vai além: Mostra que é muito mais fácil do que se imagina aplicar a permacultura na teoria e na prática. É certo que a edição é direcionada para professores, profissionais que, por regra, ensinam. Mas, por contradição, ou não, é o próprio livro quem dá a grande lição.

—————

Voltar