Ecovilas: A moderna moradia primata

30-10-2010 15:34

 

 
    Por Patricia Toni
    Em meio a uma sociedade moderna e tecnológica, na qual as telecomunicações e seus meios e a degradação da natureza é prática natural na sociedade algumas comunidades resolvem voltar aos tempos primitivos. E engana-se quem acha que isto é regredir. Com o objetivo de desprenderem-se da sociedade consumista e capitalistas foram criadas as Ecovilas. A explicação técnica é que se tratam de assentamentos humanos sustentáveis. Trata-se de comunidades urbanas ou rurais que têm a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.
    Há milhares de anos, as sociedades pautavam suas vidas de maneira sustentável. O contato íntimo com a natureza e as relações verdadeiras de cooperação e ajuda entre si eram os padrões de estrutura social. A evolução daquele tempo para a chamada “sociedade patriarcal”, que tem pouco mais de 15 mil anos, rodou como uma avalanche ideológica e física, modernizando quase tudo, degradando a natureza e acabando por destruir as sociedades sustentáveis que foram sendo extintas sem piedade.
    Nas Ecovilas, os moradores ou freqüentadores comem o que plantam, a partir do cultivo orgânico de alimentos; utilizam as energias renováveis da natureza; constroem suas casas e estruturas com materiais de baixo impacto ambiental; Além de partilharem da cooperação nos quesitos educação, saúde, espiritualidade e ativismo social.
    Os defensores das Ecovilas crêem na vida simples e nas relações verdadeiras e amorosas com o próximo e com a natureza. Foi necessário buscar com antepassados a solução para o caos que transformamos o planeta. Fica a dúvida se a modernização, as novas políticas de consumo e trabalho são realmente evoluções. É necessário rever os conceitos do que se torna mais importante: a vida capitalista de hoje, repleta de degradações, separações e robotizações que está levando seus praticantes ao fim dos tempos ou a vida sustentável de antes, que defende as raízes do planeta, prega a união entre os povos e é a única solução para levar os seres humanos ao verdadeiro progresso.
       

—————

Voltar