Pequenas ações geram grandes projetos

04-11-2010 15:57
 
Fernanda Vasconcelos

 

    A Política Nacional do Meio Ambiente foi estabelecida em 1.981 mediante a edição da Lei 6.938/81, criando o SISAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). A política defende o meio ambiente como um patrimônio público que deve ser protegido prezando a racionalização do uso do solo, subsolo, água e ar. Seu objetivo é o estabelecimento de padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável, preservando o planeta. Porém, a existência de fatores que rompem com esse estabelecimento permanece.
    Tentou-se tornar mais claro primeiramente a velocidade real do desmatamento no Brasil, para isso foram adotados recursos tecnológicos para rastrear via satélite as áreas devastadas. Contribuiram para isso a pressão da mídia tanto local quanto internacional, que tornaram públicos escandalos de estrangeiros que compraram áreas imensas na Amazonia pela internet e depois as entregavam a empresas de extração vegetal sem nenhuma preocupação com o reflorestamento e manejo ambiental. Ao final dos útlmos anos detectou-se um declínio nestes casos e a a taxa de desmatamento decresceu, dando uma visão mais realista e um pouco menos pessimista da que se tinha na década de 90 ou início de 00.
    Simultaneamente, foram estabelecidas às grandes empresas responsabilidades maiores na questão ecológica, que começaram então a adotar uma postura mais amigável ao planeta, criando ações sustentáveis que lhes dessem um bom retorno de mídia. O governo fez a sua parte criando incentivos fiscais para quem criassem projetos com preocupação ambiental e estimulou as empresas a participarem da bolsa de créditos de carbono (mecanismo mundial criado para arrecadas fundos entre as empresas, para financiar pesquisas de proteção ambiental e ações de recuperação do nosso ecossistema).
    Neste quadro o papel da mídia é de extrema importância, pois cada vez mais as grandes empresas veem o seu espaço (e consequentemente seus lucros) diminuído perante o seu público se não mostararem compromisso com a sustentabilidade e com o equilíbio ecológico.
    Grandes empresas trazem grandes benefícios ecológicos quando seguem à risca os encargos determinados, obviamente pelo grande consumo existente e sua "devolução" e contribuição à natureza. Porém o esforço e a conscientização indiviual são ainda mais importantes, já que juntos somos muito mais. Grandes projetos precisam de pequenas ações. É preciso otimizar o que já não serve mais e usar com sabedoria o que ainda temos. É com essa conscientização que a sustentabilidade passa a caminhar em passos largos.

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